Programa de vacinaço

El propósito de la vacunación es la protección de la progenie de reproductoras vacunadas a una edad temprana por medio de la inmunidad maternal.

O objetivo da vacinação é proteger a progênie de reprodutoras vacinadas de infecções prematuras por meio de anticorpos maternos. A imunização do lote reprodutor, em várias semanas antes do início da postura, prevenirá de forma eficiente os surtos de anemia infecciosa causados pelo CAV em suas progênies. Além disso, se altos níveis uniformes de anticorpos puderem ser induzidos no lote reprodutor, os altos níveis resultantes de anticorpos maternos (MDA) previnem ou no mínimo postergam a infecção horizontal na progênie e, deste modo, previnem ou diminuem as perdas econômicas provocadas por doença subclínica.

Frango de corte e poedeiras

Atualmente os frangos de corte e as poedeiras não são comumente vacinados contra o CAV no campo. Proteção precoce é alcançada pela vacinação de reprodutoras através de MDA.

Reprodutoras

As reprodutoras são vacinadas durante o período de recria entre 8-16 semanas de vida com uma vacina viva. Cuidados devem ser tomados para assegurar que a vacinação resulte em altos níveis de anticorpos maternos por todo o período de produção.

Para programas sugeridos de vacinação, recomendamos a leitura dos folhetos de informações das vacinas.

O gráfico a seguir ilustra que níveis mais altos de MDA no início do período de engorda garantem uma proteção mais duradoura na progênie.

vaccination program

Nobilis CAV P4

Vacina contra o CAV

Leia sobre uma vacina viva atenuada contra infecçes pelo CAV