Sinais clínicos e conseqüncias das Infecçes pelo Vírus da Anemia das Galinhas
Aves de todas as idades esto susceptíveis infecço, porém os sinais clínicos so observados principalmente em aves jovens (< 2 semanas de vida).
A maioria dos surtos ocorre em frangos de corte, seguido por frangas de reposiço, e so agudamente relatados em cerca de 2 a 3 semanas de vida. Foram relatados surtos em aves mais velhas (frangas de reposiço) quando outros agentes imunossupressores esto envolvidos (como o vírus da Doença de Marek e/ou o vírus da Doença Bursal Infecciosa).
O seguinte pode ser observado:
- Frangos jovens ficam prostrados e amontoados sob a fonte de calor.
- As aves parecem menos desenvolvidas para suas idades e anêmicas.
Imunossupresso
A conseqüência mais importante de uma infecção pelo CAV é imunossupressão. A infecção pelo CAV prejudica o sistema imune, afetando e multiplicando-se na maioria dos órgãos linfopoiéticos. O CAV terá um impacto sobre a geração de linfócitos T citotóxicos a outros patógenos (depleção de linfócitos).
O CAV intensifica o efeito de outros agentes imunossupressores como o vírus da Doença de Marek e o vírus da Doença Bursal Infecciosa. Existem também relatos de sinais acentuados após infecção com Bronquite Infecciosa devido à imunossupressão. A redução no desenvolvimento de anticorpos após vacinação contra a Doença de Newscastle em aves infectadas com CAV foi bem documentada.